NOTÍCIAS

Fabricantes de cerveja da Zona Norte preparam seus rótulos para o Mondial de la Bière

01/09/2018 Fonte: O Globo

Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.

Festival de celebração às geladas se instala no Pier Mauá de quarta a domingo

RIO — O Mondial de la Bière, a Disneylândia dos amantes de cerveja artesanal, vai aportar na cidade para um tour com mais de 120 marcas participantes. Dentre os cerca de 1.200 rótulos que farão a alegria do público do evento, realizado de quarta-feira a domingo no Píer Mauá, há produtos exclusivos das empresas Over Hop, Piedade e Suburbana, todas da Zona Norte.

Mercado de cervejas artesanais em Niterói dribla a crise e segue em expansão

Produção de cerveja artesanal movimenta novos negócios, eventos e cursos

Amigos de infância, os xarás Rodrigo Baruffaldi e Rodrigo Barroso aprenderam a fazer cerveja para consumo caseiro. Com o mercado em ascensão e a aprovação dos parceiros de copo, eles decidiram, há dois anos, criar a marca Over Hop, que nasceu no apartamento de Baruffaldi, em Bonsucesso.

— Lançamos em agosto de 2016 e, em outubro do ano seguinte, ganhamos duas medalhas de ouro na edição do Mondial de la Bière. Para nós, que tínhamos levado cinco rótulos, foi uma grande vitória — afirma Baruffaldi.

As medalhas são premiações do MBeer Contest Brazil, realizado no primeiro dia de evento. Na competição, jurados qualificados na área fazem uma degustação às cegas dos rótulos inscritos, e os mais bem avaliados são contemplados. Este ano o evento premiará com dez medalhas de ouro e uma de platina os 11 vencedores. E, mais uma vez, os rapazes da Over Hop esperam se dar bem.

— É claro que vamos inscrever rótulos que acreditamos serem mais competitivos, porque queremos sair com alguma medalha, sim — confessa Barroso.

A Piedade, que fica no bairro homônimo, também concorrerá a uma medalha com seu único rótulo, a pilsen Fala!. Com apenas um ano e meio de vida, o foco da empresa é ser uma incubadora para cervejarias ciganas (que não têm fábrica própria).

PUBLICIDADE

— Somos os únicos do Rio que abrigam outros cervejeiros dentro da fábrica. Muitos dos nossos clientes chegam perdidos, e nós cuidamos da parte logística, fazemos o armazenamento da bebida e a distribuição, de acordo com o tipo de contrato. Gostamos de ajudá-los — explica o mestre cervejeiro e responsável técnico pela empresa, Gustavo Reis.

ATRAÇÕES PARALELAS ANIMARÃO O EVENTO

Este ano, cerca de dez das 50 ciganas atendidas pela Piedade participarão do Mondial de la Bière. A fábrica produzirá para o evento seis mil litros de cerveja.

— Na edição passada, tivemos clientes nossos que se inscreveram na competição. Nós vamos participar com a nossa pilsen pela primeira vez — diz Reis.

Com dois anos de existência, a Suburbana, da Vila da Penha, vai participar pela terceira vez do festival. No ano passado, a cervejaria ganhou uma medalha de ouro com a Lado B, rótulo que voltará ao evento ao lado de outras apostas da marca.

— Além da Lado B, levaremos mais três rótulos nossos e outros cinco feitos em parceria com outras empresas — adianta Marcos Auferil, um dos sócios da cervejaria.

Entre os parceiros está a Urbana, que se envolveu em confusão com a Suburbana por causa do nome parecido.

PUBLICIDADE

— Em 2016 eles publicaram uma nota dizendo que a Suburbana não era do grupo, que nós éramos uma cerveja que não sabia o que era cópia nem plágio. Aí, as pessoas compraram o nosso barulho e começaram a atacá-los. Chegamos a criar a tag "somos todos suburbanos". Logo em seguida, num lançamento nosso em São Paulo, eles foram se desculpar e sugeriram uma parceria. Mas achávamos que ainda estava tudo muito precoce e não aceitamos. Um ano depois, nos encontramos num festival, eles fizeram um novo convite e, agora, aceitamos — afirma o sócio Marcos Peixoto.

Como nem só de cerveja vive o público do Mondial de la Bière, o evento contará ainda com food trucks, estúdio de tatuagem e apresentações de bandas. O festival será realizado na Avenida Rodrigues Alves 10, Saúde, quarta e quinta, das 16h à meia-noite; sexta e sábado, das 14h à meia-noite; e domingo, das 14h às 21h. Entrada: R$ 120. Informações: mondialdelabiererio.com.

Leia também

USE AS TAGS #MONDIALDELABIÈRERIO E #MONDIALDELABIÈRERIOEUVOU E COMPARTILHE SEU AMOR POR CERVEJAS ARTESANAIS.

Informações, Dúvidas e SAC:
+55 (21) 2441 9319
Atendimento: 10h às 18h.
Endereço escritório:
Av. Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca – 22783-127

FAGGA EVENTOS – CNPJ 05.494.572/0001-98